quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Boa Sorte

Deixe um comentário


A JMV de Bela Cruz deseja boa sorte para Cléber na sua missão

Mais informações »

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PARABENS IRMÃ ARACY

Deixe um comentário

Irmã Aracy,

Gostaríamos de nessa fala, reconhecer a grandiosidade que a somatória de 50 anos de Doação e Serviço apresenta. Contemplamos também com essas palavras as demais irmãs desta casa na pessoa de nossa querida Irmã Marta, que cerca 01 século de existência; bem como, todas as Filhas da Caridade que no decorrer desses 375 anos de fundação da Cia, dedicaram e dedicam suas vidas ao serviço aos mais necessitados.

Amados, viver o seguimento radical de Jesus, não é um privilegio, mas um dom de Deus, ao qual se deve responder na gratuidade, com expressão máxima de liberdade.

A vida consagrada é por natureza comunitária, e nesta comunidade as pessoas não se escolhem, é Deus que as une para viverem o mesmo carisma, cujo vínculo com a Companhia se dá por meio da profissão dos Conselhos Evangélicos, os votos de pobreza, castidade, obediência e serviço aos pobres. Para o/a religioso/a ser pobre significa renunciar ao direito de possuir e ao desejo de acumular, sendo sensível às necessidades e ao sofrimento dos outros; ser casto significa amar a todos com o coração de Deus, não prender-se a ninguém e nem refutar ninguém; ser obediente significa não limitar-se aos seus próprios projetos, a fim de ser livre para cumprir aquilo que Deus quer e deseja. Para os vicentinos, irmãos; acrescenta-se ainda o amor aos pobres, a vivência da caridade e o entendimento do pobre, não simplesmente como alguém a quem se deve ajudar, mas como Sacramento; e isso, Ir Aracy é perceptivo e notório em sua caminhada.

Redemos graças ao pai por tê-la em nosso meio. Continue fiel! Que as bênçãos de Deus e de seu filho Jesus venham sobre a senhora, pelas mãos de nossa mãe Maria e de nosso patrono Vicente de Paulo!

Deus Abençoe!
JMV de Bela Cruz
Mais informações »

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VOCAÇÕES...

Deixe um comentário
(Douglas, Edna.JMV, Vandergleim, Ir Maria Dalva.FC, Clébio e Cleber.JMV)
Agosto Mês das Vocações:
Rezemos no primeiro fim de semana do mês pelos Sacerdotes; segundo, pelas Famílias; terceiro pelos Religioso(a)s e quarto pelos leigo(a)s.
Mais informações »

NOVENA DA MEDALHA MILAGROSA

Deixe um comentário

Sinal da Cruz: Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, do Filho, + e do Espírito Santo. Amém

Ato de Contrição: Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido, porque sois bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para não pecar. Meu Jesus, misericórdia!

Rezar 03 vezes: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

1º DIA – 1ª Aparição - Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina de Labouré. A piedosa noviça, guiada por seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes como a Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso, se nos privarmos dos gozos terrenos. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

Oração.
Santíssima Virgem, eu creio e confesso Vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por Vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de Vosso amado Filho, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, e a graça…(pedir a graça) que peço com toda confiança. Amém.

* * *

2º DIA – Lágrimas de Maria Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a Cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos do fruto de suas lágrimas. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

3º DIA – Proteção de Maria Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: “Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças”. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

4º DIA – 2ª Aparição Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nessa aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor! (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

5º DIA – As Mãos de Maria Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos: “Estes raios, disse Ela, são a figura das graças que as me pedem e aos que trazem com fé minha medalha”. Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada nô-las alcançará. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

6º DIA – 3ª Aparição - Contemplemos Maria, aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a santa Medalha e, como escudo, Ela nos protegerá nos perigos. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

7º DIA DA NOVENA e 1º DO TRÍDUO - Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no céu. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

8º DIA DA NOVENA e 2º DO TRÍDUO - Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)

9º DIA DA NOVENA e 3º DO TRÍDUO - Ó Mãe Imaculada, fazei que a Cruz de Vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavizes as penas da vida presente e me conduza à vida eterna. (03 Ave-Marias, acrescentando em cada uma: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, Oração)
Mais informações »

ORAÇÃO DO TERÇO

1 Comentário

TERÇO DINAMIZADO PARA GRUPOS DE JOVENS - JMV

Ambientação:
O terço deve acontecer semanalmente, dia fixo, de preferência em lugares diferentes tais como Residência dos Membros, dos Pobres ou noutros locais (Praças, Colégios, Igrejas, etc.) No local deve-se montar um singelo altar com Nossa Senhora das Graças.

Acolhida – Saudação, canto de boas vida e/ou manta, à escolha.

Sinal da Cruz: Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, do Filho, + e do Espírito Santo. Amém

TERÇO

Credo: (Segurando o Crucifixo do Terço reza-se!): Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso (na 1ª conta grande, reza-se): Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

ANGELUS...

Ave-Maria:
(nas 03 contas pequenas, seguintes, reza-se 03 Ave-Marias em honra ao Pai, Filho e Espírito Santo):
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo divino se fez carne.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Glória ao Pai (logo reza-se):
* Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
* Jaculatórias:
-Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
-Mãe de Deus derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes de vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém
- A Cristo por Maria! Ser, amar e construir”
* Refrão ou Canto Católico:Exemplo: Doa a tua vida/ como Maria aos pés da cruz/ e serás/ servo de cada homem/ servo por amor/ sacerdote da humanidade”
CONTINUAÇÃO DO TERÇO...
Oferecimento do terço: (Aqui, pede-se pelas intenções particulares e/ou comunitárias, o que pode acontecer também no início de cada mistério) Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

Mistérios do Terço: (Oriente-se pela postagem abaixo, e reze conforme o dia da semana)
* No Primeiro Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Segundo Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Terceiro Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Quarto Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Quinto Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

Agradecimento:
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha,
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria!
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

ORAÇÃO FINAL
Consagração a Nossa Senhora
* Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós e em prova de minha devoção para Convosco, eu Vos consagro nesse dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo meu ser, porque assim sou Vosso, ó Incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Amém
* Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a Vós!
* São Vicente e Santa Luiza. Rogai por nós!
* Santa Catarina Labouré. Rogai por nós!
* Com Jesus (na eucaristia). Maria (na oração do terço) e São Vicente (no serviço ao pobre). Nós somos Força!

ENCERRAMENTO
Termine fazendo o Sinal da Cruz e alguma dinâmica (Proclamar o Evangelho do Dia; Plantar uma árvore; Celebrar Aniversário; Ver Filme Educativo; Roda de Conversa sobre Atualidades – “Analise de Conjuntura”; Visitar um Pobre; Fazer Pipocada; Rezar a Oração da JMV – Anexo IV, Repassar Informes; etc.)


Mais informações »

MISTÉRIOS DO TERÇO

Deixe um comentário

MISTÉRIO GOZOSOS SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS (segunda e sábado)
1º. Anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc.1, 26-38)
2º. Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3º. Nascimento de Jesus na gruta de Belém (Lc.2,1-21)
4º. Apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora (Lc 2,22-40)
5º. A perda e o encontro de Jesus no templo entre os Doutores (Lc 2,41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS SOBRE A PAIXÃO DE JESUS (terça e sexta-feira)
1º. Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2º. A Flagelação de Jesus atado à coluna (Mt 27,11-26)
3º. Jesus coroado de espinhos (Mt 27,27-31)
4º. Jesus carregando a cruz para o Carvalho (Jo 19,17-24)
5º. Crucificação e morte de Jesus (Jo 19,25-37)

MISTÉRIOS GLORIOSOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS E DE SUA MÃE MARIA (quarta-feira, e domingo).
1º. Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2º: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3º. Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria no Cenáculo (Ato 2,1-13)
4º. Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5º. Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e Terra. (Apo 12, 1-4)

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1º. Batismo do Senhor no Rio Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2º. Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3º. Jesus anuncia o Reino com convite a conversão (Mc 1, 15)
4º. A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5º. A Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)
Mais informações »

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Deixe um comentário

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus
tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria
Rogai por nós. (Repetir até o final)
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe intacta,
Mãe intermerata,
Mãe amavel,
Mãe admiravel,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem veneravel,
Virgem louvavel,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da família,
Rainha da paz,

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
tente piedade de nós.
V: Rogai por Nós Santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Oremos: Concedei a vossos servos, nós Vos pedimos, Senhor nosso Deus, que gozemos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e alcancemos a eterna alegria. Por Cristo nosso Senhor.
Amém
PARA SABER MAIS, CONTINUE LENDO!
Origem das Ladainhas:
A palavra ladainha vem do grego e significa súplica. Mas desde o início da Igreja ela foi utilizada para indicar não quaisquer súplicas, mas as que eram rezadas em conjunto pelos fiéis que iam em procissão às diversas igrejas.
Há, naturalmente, numerosas ladainhas, dependendo do que é pedido nas diversas procissões. Quando a casa na qual morou Nossa Senhora na Palestina foi transportada milagrosamente para a cidade de Loreto (Itália), em 1291, a feliz novidade espalhou-se rapidamente, dando início a numerosas peregrinações. Com o correr do tempo, uma série de súplicas a Nossa Senhora foi sendo composta pelos peregrinos que ali iam, os quais A invocavam por seus principais títulos de glória.

Posteriormente essa ladainha era cantada diariamente no Santuário, e os peregrinos que de lá voltavam a popularizaram em todo o orbe católico. Chama-se lauretana por ter sua origem em Loreto.

Algumas invocações têm sido acrescentadas pelos Papas ao longo dos tempos, outras são agregadas para honrar a proteção de Nossa Senhora a alguma Ordem religiosa, como fazem os carmelitas, os quais rezam a ladainha lauretana carmelitana, com quatro invocações a mais. Mas o corpo central das ladainhas permanece o mesmo.

No início da Ladainha Lauretana, as invocações não se dirigem a Nossa Senhora, mas a Nosso Senhor e à Santíssima Trindade, pois dizemos Senhor, tende piedade de nós, Jesus Cristo, ouvi-nos, etc. Depois invocamos o Pai Eterno, o Filho e o Espírito Santo. Por quê? Tudo em Nossa Senhora nos conduz a seu divino Filho, e por meio dEle à Santíssima Trindade, que é nosso fim último. Após essa introdução da ladainha, seguem-se três invocações, nas quais pronunciamos o nome da Virgem (Santa Maria) e lembramos dois de seus principais privilégios: o ser Mãe de Deus e Virgem das virgens.
A seguir, há um grupo de 13 invocações para honrarmos a Maternidade de Nossa Senhora, e outras seis para honrarmos sua Virgindade. Em seguida, 13 figuras simbólicas; quatro invocações de sua misericórdia e, finalmente, 12 invocações dEla enquanto Rainha gloriosa e poderosa.

Vejamos então o significado destas 13 invocações simbólicas.
Espelho de Justiça — Justiça, aqui, entende-se em seu sentido mais amplo de santidade. Nossa Senhora é chamada assim, porque Ela é um espelho da perfeição cristã. Toda perfeição pode ser admirada nEla, do mesmo modo como podemos admirar uma luz refletida na água.
Sede da Sabedoria — Nosso Senhor Jesus Cristo é a Sabedoria, pois, enquanto Deus, tudo sabe e tudo conhece. Ora, Nossa Senhora durante nove meses encerrou dentro de si seu divino Filho; Ela foi, portanto, a sede da Sabedoria. E continua a sê-lo, pois é nEla que encontramos infalivelmente a Nosso Senhor.
Causa de Nossa Alegria — Ora, antes da vinda de Nosso Senhor, o Céu estava fechado para nós. Foi o sacrifício do Calvário que nos reconciliou com o Criador e nos proporcionou a verdadeira e eterna felicidade. Como foi por meio de Nossa Senhora que o Redentor da humanidade veio à Terra, Maria Santíssima é, pois, a causa de nossa maior alegria.
Vaso Espiritual — Nada tem mais valor do que a verdadeira Fé. Na Paixão e Morte de Nosso Senhor, quando até os Apóstolos duvidaram e fugiram, foi Nossa Senhora quem recolheu e guardou, como num vaso sagrado, o tesouro da Fé inabalável.
Vaso Honorífico — Nossa Senhora guardou cuidadosamente em sua alma todas as graças recebidas, e manteve a honra do gênero humano decaído. Se não tivesse existido Nossa Senhora, ficaria faltando na criação quem representasse a perfeição da criatura, fiel até o extremo heroísmo.
Vaso Insígne de Devoção — Devoto quer dizer dedicado a Deus. A criatura que mais se dedicou e viveu em função de Deus foi Nossa Senhora, tendo-o realizado de forma tal, que melhor é impossível.
Rosa Mística — A rosa é a rainha das flores. É aquela que possui de forma mais definida e esplêndida tudo quanto caracteriza uma flor. Igualmente Nossa Senhora, no campo da vida espiritual ou mística, possui de forma mais primorosa tudo aquilo que representa a perfeição.
Torre de Davi — Lemos na Sagrada Escritura que o rei Davi tomou a fortaleza de Jerusalém e edificou a cidade em torno dela. "E Davi habitou a fortaleza, e por isso se chamou cidade de Davi" A Igreja Católica é a nova Jerusalém, e nela temos uma torre ou fortaleza que nenhum inimigo pode invadir ou destruir, que é Nossa Senhora. Por isso, nesta invocação honramos a Nossa Senhora reconhecendo que nunca houve, nem haverá, quem melhor proteja os fiéis e defenda a honra de Deus do que Ela.
Torre de Marfim — O marfim é um material que tem características raras na natureza. Ele é ao mesmo tempo muito forte e muito claro. Igualmente Nossa Senhora é muito forte espiritualmente, a maior inimiga dos inimigos de Deus, e de uma pureza alvíssima.
Casa de Ouro — O ouro é o mais nobre dos metais. Se tivéssemos que receber o próprio Deus, procuraríamos fazê-lo numa casa que não fosse superável, neste sentido uma casa de ouro. E a Virgem Santíssima é a casa de ouro que acolheu Nosso Senhor quando veio ao mundo.
Casa de Ouro — O ouro é o mais nobre dos metais. Se tivéssemos que receber o próprio Deus, procuraríamos fazê-lo numa casa que não fosse superável, neste sentido uma casa de ouro. E a Virgem Santíssima é a casa de ouro que acolheu Nosso Senhor quando veio ao mundo.
Porta do Céu — Nossa Senhora é invocada desse modo, pois foi por meio dEla que Jesus Cristo veio à Terra, e é por Ela que nos vêm todas as graças, as quais têm como finalidade nos levar ao Céu, nossa morada eterna. Assim, Ela favorece nossa entrada no Céu, como a porta favorece a entrada num local.
Estrela da Manhã — Pouco antes de nascer o sol, quando a escuridão é maior e vai começar a clarear, aparece no horizonte uma estrela de maior luminosidade. Depois, quando as outras estrelas desaparecem na claridade nascente, ela ainda permanece. Assim foi Nossa Senhora, pois seu nascimento significava que logo nasceria o Sol de Justiça, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Temos assim, resumidamente, algumas explicações das invocações da Ladainha Lauretana. Esperemos que a compreensão delas nos ajude a rezar com maior fervor tão meritória oração.
Mais informações »

OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Deixe um comentário

INTRODUÇÃO:
Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe.
Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade.
(Aprofunde seu louvor, lendo: Lc 1,26-56)


Deus vos salve,
Filha de Deus Pai!
Deus vos salve,
Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve,
Esposa do Espírito Santo!
Deus vos salve, Sacrário da Santíssima trindade!

MATINAS
Primeira parte do Ofício canônico - a ser rezada de madrugada.
Agora, lábios meus
dizei e anunciai
os grandes louvores
da Virgem, Mãe de Deus
Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.
Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém.

Hino
Deus vos salve,
Virgem Senhora do mundo
rainha dos céus,
e das virgens, Virgem.
Estrela da manhã
Deus vos Salve,
cheia de graça divina,
formosa e louçã.
Dai pressa, Senhora,
em favor do mundo,
pois vos reconhece
como defensora.
Deus vos nomeou
desde a eternidade
para a mãe do Verbo
com o qual criou
Terra, mar e céus,
e vos escolheu,
quando Adão pecou,
por esposa de Deus.
Deus a escolheu
e, já muito antes,
em seu tabernáculo
morada lhe deu.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

PRIMA
Corresponde às primeiras horas canônicas - ou às seis da manhã
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, mesa
para deus ornada,
coluna sagrada,
de grande firmeza.
Casa dedicada
a Deus sempiterno.
Sempre preservada,
Virgem, do pecado.
Antes que nascida
fostes, Virgem santa,
no ventre ditoso
de Ana concebida.
Sois mãe criadora
dos mortais viventes.
Sois dos santos porta,
dos anjos, senhora.
Sois forte esquadrão
contra o inimigo.
Estrela de Jacó,
refúgio do cristão.
A Virgem criou
Deus, no Espírito Santo,
e todas as sua obras,
com ela as ornou.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração...

TERÇA
Hora canônica correspondente às nove da manhã
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, trono
do grão Salomão,
arca do concerto
velo de Gedeão !
Íris do céu clara,
sarça da visão,
favo de Sansão,
florescente vara,
A qual escolheu
para ser mãe sua,
e de vós nasceu
o Filho de Deus.
Assim vos livrou
da culpa original
De nenhum pecado
há em vós sinal.
Vós que habitais
lá nas alturas,
e tendes vosso trono
entre as nuvens puras.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.
Oração...

SEXTA
Hora canônica correspondente ao meio-dia
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, Virgem,
da Trindade templo,
alegria dos anjos,
da pureza exemplo.
Que alegrais os tristes
com vossa clemência,
horto de deleites,
palma de paciência.
Sois terra bendita
e sacerdotal.
Sois da castidade,
símbolo real.
Cidade do Altíssimo,
porta oriental,
sois a mesma graça,
Virgem singular.
Qual lírio cheiroso
entre espinhas duras
tal sois vós, Senhora,
entre as criaturas.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração...

NOA
Hora canônica correspondente às três da tarde
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, cidade
de torres guarnecida,
de Davi com armas
bem fortalecida.
De suma caridade
sempre abrasada.
Do dragão a força
foi por vós prostrada.
Ó mulher tão forte!
Ó invicta Judite!
Que vós alentastes
o sumo Davi!
Do Egito o curador
de Raquel nasceu,
do mundo o Salvador,
Maria no-lo deu.
Toda é formosa
minha companheira;
nela não há mácula
da culpa primeira.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração...
Nota: Até aqui é uma prece de louvor exalando Maria pela sua dignidade de Mãe de Deus. Muitos versos mostram a escolha de Deus, feita a Maria, dignificando-a como bem-aventurada criatura.

VÉSPERAS
Hora canônica correspondente ao cair da tarde
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, relógio
que atrasado
serviu de sinal
ao verbo encarnado.
Para que o homem suba
às sumas alturas,
desce Deus do céu
para as criaturas.
Com raios claros
do Sol de Justiça
resplandece a Virgem
dando ao sol cobiça
Sois lírio formoso
que cheiro respira
entre os espinhos
da serpente a ira.
Vós a quebrantais
com vosso poder.
Os cegos errados
vós alumiais.
Fizestes nascer
Sol tão fecundo,
e, com as nuvens
cobristes o mundo.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.
Oração...

COMPLETAS
Hora canônica correspondente ao anoitecer
Rogai a Deus, vós,
Virgem, nos converta.
Que a sua ira,
aparte de nós.
Sede em meu favor...
Glória seja ao Pai...

Hino
Deus vos salve, Virgem,
Mãe imaculada,
rainha de clemência
de estrela coroada.
Vós sobre os anjos
sois purificada;
de Deus à mão direita
estais de ouro ornada.
Por vós, Mãe da graça,
mereçamos ver
a Deus nas alturas
com todo prazer.
Pois sois esperança
dos pobres errantes,
e seguro porto
dos navegantes.
Estrela do mar
e saúde certa,
e porta que estais
para o céu aberta.
É óleo derramado,
Virgem, vosso nome,
e os servos vossos
vos hão sempre amado.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração...

Oferecimento
Humildes oferecemos
a vós, Virgem pia,
estas orações,
porque, em nossa guia,
vades vós adiante
e, na agonia,
vós nos animeis,
ó doce Maria!

Amém.
Mais informações »