quarta-feira, 9 de junho de 2010

JMV Bela Cruz - 30 Anos

Deixe um comentário

Clique na imagem acima para ver o video!



Mais informações »

sexta-feira, 4 de junho de 2010

MARIA DE NAZARÉ, MARIA DA JUVENTUDE

Deixe um comentário

Olhemos para o povo de nossas comunidades. O amor que dedicam a Nossa Senhora é sempre de muita devoção e carinho. Com a juventude pejoteira não é diferente. Há uma identificação muito grande, pois Maria foi uma jovem que disse Sim ao projeto de Deus. Além disso se sabe pela tradição e pelas escrituras que Maria era uma moça alegre e simples. Ela aprendeu a ler e interpretar as escrituras. Era conhecedora da história de Israel e das promessas de Deus. Quando recebeu a visita do anjo que lhe fez a proposta de ser mãe do Messias, não aceitou prontamente. Quis primeiro saber como se dariam estas coisas. Com a explicação, pôs-se à disposição com fé e entrega.

Neste sentido, Maria é um grande exemplo para toda a juventude. Aceita, sim, a missão que Deus lhe dá. Mas não antes de poder entender melhor. Não assume aquilo que não entende. Não assume por assumir. Aceita convicta, certa do que pode vir a acontecer. Nós sabemos também que Maria era uma jovem humilde, que fora prometida em casamento a José. Eles eram um casal reconhecidamente pobre, tanto que Jesus nasceu numa estrebaria e duas rolinhas foram o sacrifício apresentado quando o levaram ao Templo.

No canto do Magnificat, Maria não trouxe somente as preocupações consigo, mas principalmente com os desvalidos, famintos e explorados. Deus não agia apenas no plano espiritual, não era distante ou preso ao Templo. É um Deus que quer uma nova relação entre as pessoas. Uma relação de justiça e misericórdia.

Na passagem das Bodas de Caná, Maria intercedeu pela família nascente junto a Jesus para que aquela festa não caísse em vergonha. E, na hora da perseguição aos seguidores de Jesus, Maria estava no Cenáculo junto aos apóstolos. Maria é aquela que não deixa desamparada quem precisa.

Em nossas comunidades, temos um especial carinho com Nossa Senhora. Ela é reconhecida e retratada pelos povos com as características locais. No Brasil é a negra Aparecida, para a América Latina é a Nossa Senhora de Guadalupe, com traços indígenas. Vi uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que era uma típica portuguesa. E a Maria Auxiliadora vista em sonho por Dom Bosco era uma italiana bem grande.Santa Catarina nos apresenta a Virgem das Graças, derramando sobre seus filhos o amor de Deus. Em seu nome, muitas comunidades foram criadas e a mensagem de Jesus pode ser mais difundida. O povo se identifica com Maria e ela anima a caminhada do povo sofrido, rumo a libertação.



Mais informações »

quarta-feira, 2 de junho de 2010

IX MARIAMA REGIONAL SERRA - MAIO 2010

Deixe um comentário
Foto oficial
No domingo(23.05.2010) a Juventude Marial Vicentina do Regional Serra, Província de Fortaleza, esteve reunida na cidade de Ubajara, para a realização do IX MARIAMA (Maria ama). O evento teve início com uma caminhada saindo da Igreja de São Francisco e dirigindo-se ao Instituto Nossa Senhora de Fátima onde teve início o Show Mariano, com uma acolhida feita pela JMV de Ubajara com a mensagem do Anjo Gabriel a Maria seguida de uma animação com a JMV de Viçosa do Ceará. Cada grupo ficou responsável por uma apresentação. Seguindo a ordem alfabética, tivemos por ordem de apresentação: JMV de Bela Cruz, JMV de Ipu, JMV de São Benedito, JMV de Sobral, JMV de Viçosa do Ceará e JMV Várzea do Jiló. O tema do IX Mariama foi “Maria... guia-nos pela trilha vicentina com a chama do amor pelo Espírito do Senhor.” Foi um momento de reencontro e louvor a Deus, onde pudemos reforçar nosso compromisso com a Divina Providência.


Momentos...

Cartaz do Mariama Regional Fortaleza
(Clique no cartaz para ver texto e fotos)
Mais informações »