sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ORAÇÃO DO TERÇO

1 Comentário

TERÇO DINAMIZADO PARA GRUPOS DE JOVENS - JMV

Ambientação:
O terço deve acontecer semanalmente, dia fixo, de preferência em lugares diferentes tais como Residência dos Membros, dos Pobres ou noutros locais (Praças, Colégios, Igrejas, etc.) No local deve-se montar um singelo altar com Nossa Senhora das Graças.

Acolhida – Saudação, canto de boas vida e/ou manta, à escolha.

Sinal da Cruz: Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, do Filho, + e do Espírito Santo. Amém

TERÇO

Credo: (Segurando o Crucifixo do Terço reza-se!): Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso (na 1ª conta grande, reza-se): Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

ANGELUS...

Ave-Maria:
(nas 03 contas pequenas, seguintes, reza-se 03 Ave-Marias em honra ao Pai, Filho e Espírito Santo):
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo divino se fez carne.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Glória ao Pai (logo reza-se):
* Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
* Jaculatórias:
-Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
-Mãe de Deus derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes de vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém
- A Cristo por Maria! Ser, amar e construir”
* Refrão ou Canto Católico:Exemplo: Doa a tua vida/ como Maria aos pés da cruz/ e serás/ servo de cada homem/ servo por amor/ sacerdote da humanidade”
CONTINUAÇÃO DO TERÇO...
Oferecimento do terço: (Aqui, pede-se pelas intenções particulares e/ou comunitárias, o que pode acontecer também no início de cada mistério) Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

Mistérios do Terço: (Oriente-se pela postagem abaixo, e reze conforme o dia da semana)
* No Primeiro Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Segundo Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Terceiro Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Quarto Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

* No Quinto Mistério contemplamos...
* 01 - Pai-Nosso, 10 - Ave-Marias e 01- Glória ao Pai.
* Jaculatórias.
* Refrão ou Canto Católico.

Agradecimento:
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha,
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria!
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

ORAÇÃO FINAL
Consagração a Nossa Senhora
* Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós e em prova de minha devoção para Convosco, eu Vos consagro nesse dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo meu ser, porque assim sou Vosso, ó Incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Amém
* Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a Vós!
* São Vicente e Santa Luiza. Rogai por nós!
* Santa Catarina Labouré. Rogai por nós!
* Com Jesus (na eucaristia). Maria (na oração do terço) e São Vicente (no serviço ao pobre). Nós somos Força!

ENCERRAMENTO
Termine fazendo o Sinal da Cruz e alguma dinâmica (Proclamar o Evangelho do Dia; Plantar uma árvore; Celebrar Aniversário; Ver Filme Educativo; Roda de Conversa sobre Atualidades – “Analise de Conjuntura”; Visitar um Pobre; Fazer Pipocada; Rezar a Oração da JMV – Anexo IV, Repassar Informes; etc.)


Se você gostou deste blog, Segundos para compartilhá-lo

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de mostrar o software sobre orações baseadas no rosário que eu escrevi, Multirosarium, que permite:

    * aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
    * meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
    * meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
    * contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

    Para orar online: http://multirosarium.com

    ResponderExcluir